E. E. Prof° João Prado Margarido
Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____
Profº: _____________________________________ Nota: ______________
Série: ____º Ano
Atividade de Arte – 6
Fotograma
Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente no filme cinematográfico. Fotografados por uma câmara a uma cadência constante (desde 1929 padronizada em 24 por segundo) e depois projetados no mesmo ritmo, em registro e sobre uma tela, os fotogramas produzem no espectador a ilusão de movimento. Isto se deve à incapacidade do cérebro humano de processar separadamente as imagens formadas na retina e transmitidas pelo nervo óptico, quando percebidas sequencialmente acima de uma determinada velocidade. Esta persistência da visão faz com que nossa percepção misture as imagens de forma contínua, dando a sensação de movimento natural.
Animação: o processo original de animação consiste em organizar uma série de imagens (fotogramas), desenhadas, fotografadas, ou produzidas por qualquer outro meio físico ou digital.
Storyboard: Roteiro com todos os desenhos em ordem cronológica referentes às cenas de um filme ou de uma história a ser contada, similar a uma história em quadrinhos, mas sem os balões. A função do storyboard é mostrar as partes mais importantes de um projeto de animação, e, demonstrar e verificar, antecipadamente, qualquer detalhe que possa dificultar sua execução.
Folioscópio ou flip book: Imagens e/ou desenhos organizado organizados sequencialmente, geralmente confeccionados no formato de um livreto para serem folheados dando a impressão de movimento, construindo uma sequência animada sem a ajuda de uma máquina. Criado ao final do século XIX, este livreto apresenta sempre uma sequência de imagens, em diferentes posições, desenhadas em sua borda. Ao folheá-lo rapidamente, pode-se ver a sequência dessas imagens se transformarem em uma única em movimento.
Fenacistiscópio ou fantoscope – Inventado no início do século XIX, era um brinquedo que criava a ilusão de movimento de imagens estáticas. Um cilindro com pequenas fendas permite ver imagens desenhadas e pintadas na parte interna de um cilindro menor. Ao girá-lo, vê-se pelas fendas o movimento das imagens.
Taumatrópio ou thaumatrope – Composto de dois discos de papel colados, tendo entre eles um barbante pôr do qual se giram os discos. Ao movimentar rapidamente as imagens, de ambos os lados, elas se combinam e formam uma só, completando a ideia que se pretende dar à imagem animada. Um exemplo: de um lado, uma gaiola; de outro, um pássaro entra na gaiola para, em seguida, sair dela. Foi criado por volta de 1820.
Georges Méliès (França, 1861-1938) – Cineasta. Tornou-se famoso por seus procedimentos técnicos e pelos avanços na narrativa cinematográfica. Antes de fazer cinema, foi diretor de espetáculos de ilusionismo no Teatro Robert Houdin. Depois de seus primeiros filmes, realizados em 1896, descobriu, por acaso, a trucagem. Começou a explorar o ficcional e o fantástico utilizando o recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para conseguir “filmes coloridos”, entre outros efeitos. O mais conhecido e, considerado seu apogeu, é o filme Viagem à Lua, de 1902.
Links: Arte Egípcia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7E2-deOIrJU. Acesso em: 17 dez. 2019;
Viagem à Lua / A trip to Moon (1902) - Georges Melies. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=a6f80XxlCZk. Acesso em: 17 dez. 2019;
Fantasmagorie - O Primeiro Desenho Animado da História (1908). Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=b48dcFOv-ak. Acesso em: 17 dez. 201;
Deu a Louca na Chapeuzinho - Trailer Oficial. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dN6BGajkptU&feature=youtu.be. Acesso em: 17 dez. 2019.
Não é de hoje que as animações estão presentes no cenário cinematográfico. Desde o início do século XIX, os cineastas já pesquisavam e criavam possibilidades de produção desse tipo de filme. Aprecie as imagens e os vídeos apresentados e responda em seu caderno os seguintes questionamentos:
O que nos chama a atenção quando comparamos imagens de arte egípcia com o fotograma?
Que conexões podem ser feitas com o desenho de animação?
Você pode imaginar a cena de um filme de cinema mudo de 1902 que narra a história de uma viagem à Lua?
Com quais referências teria o diretor Georges Méliès criado o foguete para uma viagem à Lua?
O que pode ligar a arte egípcia ao fotograma?
O que há de diferente e de semelhante entre elas?
7. Quais são as diferenças e semelhanças das produções Fantasmagorie e Deu a Louca na Chapeuzinho?
8. Quais as técnicas, procedimentos e equipamentos você considera necessários para cada produção?
Atividades retiradas da Apostila do Aluno, Volume 3 – Artes.
E-mail para devolutiva (para vocês enviarem) das respostas:
brunaamorim@professor.educacao.sp.gov.br