quinta-feira, 30 de julho de 2020

Arte - Prof Bruna

E. E. Prof° João Prado Margarido

Nome: _____________________________________ Data:____/____/_____

Profº:  _____________________________________         Nota: ______________

     Série: ____º Ano                   (Cada questão vale 1,0 ponto)



Atividade 2 


A linguagem da dança

A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético. A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos, aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. Se por um lado cada contexto de ensino e aprendizagem da dança tem contornos diferenciados, poderíamos dizer que existe algo comum, importante a ser destacado para o professor que irá percorrer as situações de aprendizagem aqui propostas. Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda; o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes. O ensino da arte na escola não tem a fu n&ccedil ;ão de oferecer uma formação profissional, mas de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança na escola, tendo experiências com sentido e ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social. Enfim, dançar significa experimentar o corpo em movimento para além de sua funcionalidade (caráter instrumental) cotidiana. Do mais simples ao mais complexo dos processos de aprender uma dança, o corpo poderá ter experiências de criação e construção de movimentos expressivos nos quais cada estudante que dança está implicado com seu 6 mundo interno, sua memória, sua história, dialogando com as culturas da dança presentes no mundo.


A Linguagem Musical


A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano, e a apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos também possibilitam a compreensão da sociedade. Aos onze anos, a criança é capaz de diferenciar, caracterizar, reconhecer, reproduzir e classificar sons de acordo com timbre, altura, duração e intensidade, contextualizando historicamente as produções musicais. Por isso, é necessário apresentar diferentes gêneros musicais, a fim de que os estudantes ampliem seus repertórios e conhecimentos, e desenvolvam também competências para ouvir, entender e criar, de modo que a música produzida na escola e aquelas divulgadas na mídia retratam contextos socioculturais. A música está bastante presente na vida dos jovens. Gêneros como o rap, o funk, o pop e o rock, entre outros, são ouvidos e aprecia dos por eles, e em muitos casos, retratam suas realidades ou estão ligadas ao contexto social onde estão inseridos. A partir dos anos finais do Ensino Fundamental, o trabalho com a linguagem da música passa a ter mais ênfase na análise crítica, conhecimento e valorização do cenário musical local, paulista e brasileiro. As atividades contidas neste material procuram demonstrar, de uma forma geral, como a música e todo o contexto que a envolve estão presentes na vida do estudante mais do que ele imagina. Incluir nas atividades diferentes tipos de músicas oferecerá ao estudante a oportunidade maior de escolher o que ouvir.


A Linguagem Teatral


Podemos compreender o teatro como uma arte que se constitui, essencialmente, da presença de, ao menos, um indivíduo em cena e de outro que o observa. Assim, a arte teatral está fundamentalmente centrada na figura do ator e nas suas possibilidades de comunicação com o espectador, através da utilização da palavra, do corpo, da exploração de diversas sonoridades, dos gestos e movimentações etc. Contudo, enquanto linguagem artística, o teatro pode se valer de variados outros elementos de significação para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se de diversos signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, 7 os figurinos, o cenário e a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas e os efeitos sonoros). Há espetáculos teatrais que utilizem ainda signos olfativos (aromas de perfumes ou essências, cheiro de defumador, odor de alimentos conhecidos, etc.), ou signos táteis (em que a cena - os atores ou objetos cenográficos - trava algum tipo de contato corporal com os espectadores para lhes comunicar algo).


O trabalho de Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado e Vik Muniz, comparando como cada profissional/artista trata a fotografia na maneira de capturar a imagem para torná-la uma obra de arte. Finalize realizando os questionamentos indicados abaixo e outros que achar pertinente.


Cristiano Mascaro -(Catanduva/SP, 1944 – Fotógrafo e Arquiteto) está na listagem dos mais importantes fotógrafos brasileiros. O fato de ter sua formação como arquiteto teria influenciado seu olhar ao clicar sua câmera, o que se percebe através de sua poética singular. Considerado um dos mais importantes fotógrafos da cidade de São Paulo, com sua paisagem humana e urbana. Mascaro iniciou sua carreira fotográfica trabalhando para uma revista semanal, em 1968, atuando depois de forma independente. Em 1984, recebeu o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em Paris. Escritor de livros que têm na linguagem 16 fotográfica a sua marca, este fotógrafo revela a atmosfera da cidade paulista ao registrar suas diversidades, como se o tempo estivesse em suspensão, flagrando harmonias insuspeitáveis.


Sebastião Salgado - (Aimorés/MG, 1944) – Fotógrafo). Trocou a formação em Economia pela fotografia, tornando-se cronista e testemunha da vida de pessoas excluídas. Tem publicado livros e realizado exposições de suas fotos em preto e branco por todo o planeta, denunciando problemas sociais, focalizando a dignidade humana, protestando contra a violação dos direitos de homens, mulheres e crianças. Em 2003, foi nomeado representante oficial da Unicef. Espera que ao observar suas fotografias, as pessoas reflitam sobre a situação econômica do local retratado por meio do choque, ou seja, por meio da imagem nua e crua da pobreza, da dor, e da fome. Através de suas lentes, explora temas clássicos da Economia, como desigualdade social e globalização. Sua intenção é gerar debate ao redor dessas questões, expondo-as da forma mais clara possível em suas imagens.


Vik Muniz - (São Paulo/SP, 1961) Cria ilusões fotográficas a partir de desenhos brincando com a materialidade e os fotografa. A obra é a fotografia, em edições limitadas. – Vicente José Muniz cursou Publicidade, mas seu interesse inicial na área das artes o levou ao teatro. Em 1983, mudou-se para Nova Iorque, onde desistiu da carreira na publicidade e tornou-se escultor. Quando viu as reproduções em preto e branco das esculturas, percebeu que a fotografia carrega o código da tridimensionalidade dos objetos, mesmo sem volume, assim como informar sobre o material. Isso gerou novas ideias para produzir as ilusões que cria por meio da fotografia. Geralmente apresentadas como séries, as fotografias registram as imagens de aparência realista produzidas com materiais inusitados, como macarrão, fios de arame, pó, chocolate, açúcar etc. Com eles, compõem desenhos, pinturas ou esculturas que, após serem fotografados, são destruídos. As edições limitadas dessas fotografias são expostas como produto.

Fonte do texto: Apostila do aluno, Volume 2 – Artes




Links:


http://www.vikmuniz.net/

http://cristianomascaro.com.br/

https://www.dw.com/pt-br/document%C3%A1rio-sobre-sebasti%C3%A3o-salgado-%C3%A9-indicado-ao-oscar/a-18194573

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9203/vik-muniz

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa3288/cristiano-mascaro

https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa2597/sebastiao-salgado

E-mail para devolutiva das atividades: